Moradores protestam na zona rural de Teresina. Foto: Iure Hudson
Moradores do povoado de Amparo, na região da Cacimba Velha, zona rural de Teresina, estado do Piauí, interditaram a avenida Oscar Filho no dia 5 de novembro. A avenida é uma estrada de terra, e leva a vários povoados da região e à rodovia PI-113.
Os manifestantes denunciam que as estradas estão em péssimas condições pioradas com a chuva atinge a região nos últimos dias. Segundo os moradores, quando chove, os poucos ônibus que passam pela região deixam de circular, pois não têm condições de trafegar pela via esburacada.
“É muito sofrimentos que passamos. Quando é verão é muita poeira e quando chove é muita lama”, disse um morador que não quis se identificar, ao repórter Ronney Oliveira, do site GP1.
Durante o ato que teve inicio por volta das 7h, os manifestantes usaram dois carros para interditar a estrada, montaram barricadas ateando fogo em pneus e pedaços de madeira, bloqueando a estrada nos dois sentidos.
Em entrevista ao site do monopólio de imprensa G1, a moradora do povoado, Socorro da Costa, relatou que o objetivo do protesto é justo e visa denunciar as péssimas condições em que a estrada se encontra. “Os motoristas de ônibus dizem que não existem condições de passar por aqui. Os veículos quebram, porque a via não tem sinalização e atualmente está cheia de buracos encobertos pelas águas das chuvas”, explicou.
Ainda segundo relato da moradora, alguns ônibus já quebraram ao passar pela estrada durante a noite, pois a visibilidade dos motoristas é bem menor. “Eu vou para o trabalho às 5h da manhã, e quando eu volto para casa durante a noite, o ônibus quebra e tenho que terminar o trajeto andando. É muito perigoso você andar de uma comunidade até outra nesse horário. Até quem possui carro próprio encontra dificuldades para passar pela estrada, e sofrem com os prejuízos, pois o carro quebra”, finalizou.