Indígenas bloqueiam BR-386 em Santa Catarina.
Em pelo menos 22 estados, além do Distrito Federal, os povos indígenas tomaram as ruas em protestos contra as políticas latifundiárias do governo Bolsonaro, no dia 31 de janeiro.
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), que participou ativamente dos protestos, afirmou que a principal reivindicação dos povos era revogar e impedir todas as maquinações políticas do governo Bolsonaro que deram aos latifundiários o controle dos já precários órgãos responsáveis pela questão da demarcação de terras e de apoio aos indígenas. Segundo a Apib, ocorreram também manifestações internacionais de solidariedade aos povos indígenas do Brasil em países como Estados Unidos, Inglaterra e Suíça, entre outros.
Segundo o portal Amazônia Notícias e Informações, “importantes rodovias foram bloqueadas temporariamente no interior do país, como a BR-101 na Bahia e a BR-386 em Santa Catarina”, como parte dos protestos indígenas.
Em São Paulo, massas da cidade e indígenas do campo reuniram-se numa manifestação com cerca de 4 mil pessoas. Semelhante manifestações ocorreram em diversas capitais do país, como em Porto Velho, Rondônia, acompanhada de perto pelo Comitê de Apoio de AND daquela cidade.