PR: 300 famílias camponesas são expulsas em reintegração de posse feita pela PM

PR: 300 famílias camponesas são expulsas em reintegração de posse feita pela PM

Print Friendly, PDF & Email

Agentes de repressão do velho Estado foram mobilizados para expulsar as famílias camponesas. Foto: Alberto D’angele / RPC

No último dia 30 de julho, cerca de 300 famílias foram expulsas de um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) durante uma ação de reintegração de posse feita pela Polícia Militar. A fazenda de 200 hectares de terra fica localizada no distrito de Lerroville, no munícipio de Londrina, estado do Paraná.

As equipes da PM bloquearam os acessos e chegaram à Fazenda Marília, a cerca de 50 quilômetros do Centro de Londrina, por volta das 7h, com 275 policiais militares do batalhão de choque, além do reforço da cavalaria e de um helicóptero. Um verdadeiro aparato de guerra contra o povo. No momento do despejo, 159 famílias estavam no local, batizado pelo nome de Quilombo dos Palmares.

A área foi ocupada em 28 de novembro de 2015 por 500 famílias, sendo que cerca de 300 ainda viviam no local. A propriedade supostamente pertencia, até então, ao ex-deputado federal José Janene, do Partido Progressista (PP), falecido em 2010.

Os 200 hectares de terra estão bloqueados na Justiça Federal por fazerem parte de escândalos de corrupção do Mensalão. A área está registrada em nome de Stael Fernanda, esposa do ex-deputado.

José Janene é acusado de, na época, receber uma mesada de 30 mil por mês, além de outros acordos com líderes do PP. Ele adquiriu a área em 2003, avaliada em R$ 1,6 milhões. Esta foi apenas uma das 11 fazendas compradas por Janene entre os anos de 2003 e 2004 no norte do Paraná.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: