PR: Apoiadores de AND fazem agitação entre caminhoneiros em Curitiba

PR: Apoiadores de AND fazem agitação entre caminhoneiros em Curitiba

Print Friendly, PDF & Email

No dia 26 de maio, companheiros e companheiras do Comitê de Apoio do jornal A Nova Democracia de Curitiba estudaram o editorial da edição nº 209 de AND, e após terminarem sua reunião, imediatamente foram às massas de caminhoneiros que estavam parados, fazendo agitação e propaganda do jornal, único com a linha justa e exatamente por este motivo, o único à ir aos caminhoneiros e escutar atentamente suas reivindicações.

Ao chegarem ao local da greve, havia uma intervenção de mais uma das “viúvas do regime militar”. Uma pessoa fez um discurso ao molde integralista, falando em nome de “Deus, Pátria e Família” e chamou todos os caminhoneiros a se juntarem no grito pela intervenção militar. Todavia, a presença de tal posicionamento reacionário não afastou o comitê de lá. Pelo contrário, tal discurso reacionário foi utilizado como tema de discussão e debater com os manifestantes, que eram, em sua maioria, caminhoneiros autônomos.

Pouco a pouco, os caminhoneiros foram concordando com as posições do jornal A Nova Democracia, e rechaçando a intervenção militar. Ao final, com o acúmulo de simpatia que o Comitê de Apoio conquistou dos caminhoneiros, este decidiu-se por distribuir jornais antigos. Vários caminhoneiros e caminhoneiras, companheiras e companheiros simpatizantes, pediram o jornal, e vários disseram que estavam honrados com a presença dos companheiros do Comitê de Apoio. Palavras de ordem como “Viva a luta dos trabalhadores!”, “Viva a luta dos caminhoneiros!”, foram chamadas, e respondidas com firmeza e combatividade pelos companheiros e companheiras caminhoneiros e caminhoneiras.

Ao final, foi tirada uma foto com todos os caminhoneiros, e no meio, estava um deles segurando orgulhosamente o jornal da imprensa popular e democrática. Palavras de ordem foram puxadas por eles, e pelos companheiros do Comitê de Apoio, exaltando a luta dos caminhoneiros em particular, e do povo brasileiro em geral.

Por fim, após mais conversa com os manifestantes, o comitê se despediu dos companheiros e saiu de lá sob muitas e calorosas parabenizações e agradecimentos, cristalizando o caráter positivo que a atividade teve e o reconhecimento popular pela linha justa.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: