PR: Avá-Guarani denunciam campanha de perseguição às lideranças

Lideranças Avá-Guarani denunciam perseguição por parte de fazendeiros da região e seus mandados.
Comunidade Avá-Guarani cercada pela polícia em junho de 2024. Foto: Reprodução

PR: Avá-Guarani denunciam campanha de perseguição às lideranças

Lideranças Avá-Guarani denunciam perseguição por parte de fazendeiros da região e seus mandados.
Print Friendly, PDF & Email

Na manhã de 9 de agosto, dois indivíduos, um fazendeiro da região e uma mulher, também ligada a um latifúndio local, entraram na escola Arandu Guarani em busca de informações sobre lideranças indígenas da área. A comunidade indígena denunciou que se trata de nova tentativa de intimidação, Este é um novo episódio de uma série de ataques e violações praticados por latifundiários e pistoleiros de forma continuada por um mês contra os Avá-Guarani.

Além disso, reforçando o cenário de violações contra os direitos dos povos indígenas, medicamentos e cestas básicas estão sendo impedidos de chegar à aldeia.

Um funcionário da escola indígena Arandu Guarani relatou ao Jornal A Nova Democracia que o incidente ocorreu durante um período de aulas e que os dois indivíduos foram direcionados à secretaria. No local, fizeram diversas perguntas sobre os funcionários da Arandu, demonstrando especial interesse em obter informações sobre os caciques. Os supostos latifundiários questionaram se eles trabalhavam nas proximidades.

A comunidade indígena denuncia que essa prática é comum, sendo utilizada para descobrir onde as lideranças vivem, com o objetivo de ameaçar e perpetuar a violência contra a comunidade.

Os indígenas afirmam que, se qualquer membro da comunidade for morto por essas pessoas (seja uma liderança ou não), a resposta será à altura, com a tomada de toda a fazenda, retribuindo na mesma moeda e fazendo verter o mesmo sangue que foi derramado.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: