No início de março, o Comitê de Apoio ao Jornal A Nova Democracia de Curitiba realizou uma brigada de venda e distribuição do jornal em Pinhais, na região metropolitana da cidade. A atividade contou com três grupos de brigadistas e resultou em dezenas de edições distribuídas para os moradores de um conjunto de habitação popular que hoje conta com mais de 600 famílias. Edições antigas também foram deixadas nas caixas de correio das residências.
As intervenções políticas, abordando principalmente o desemprego, a carestia de vida e a farsa eleitoral, foram muito bem recebidas pela população. Em função da proximidade das eleições municipais, um dos pontos levantados foi o boicote eleitoral – que já vem sendo praticado pelos moradores há tempos, segundo os relatos – e a militarização da sociedade. Um rapaz relatou que a ação policial na região é extremamente truculenta, principalmente para com os jovens, prática comum na região metropolitana de Curitiba e nas periferias da cidade. Alguns moradores denunciaram também o descaso da prefeitura da cidade, pois apesar de alguns residirem há mais de cinco anos, ainda não possuem os documentos que comprovam a regularização de suas casas.
Foi a segunda vez que uma atividade do gênero foi realizada no local. Alguns dos moradores se lembraram da brigada anterior e demonstraram interesse na continuidade do trabalho do Comitê de Apoio na região.
Brigadistas do AND distribuíram jornais para moradores de um conjunto de habitação popular, em Pinhais. Foto: Comitê de Apoio ao AND de Curitiba