Ativistas que participaram do VIII Simpósio Internacional de Geografia Agrária (Singa), realizado em Curitiba (PR) entre os dias 1º e 5 de novembro de 2017, somaram-se na divulgação da campanha internacional em defesa da vida e saúde do Presidente Gonzalo.
Presidente Gonzalo é um dos maiores chefes comunistas marxista-leninista-maoista, chefatura do Partido Comunista do Peru e da Revolução Peruana. Sob sua direção, o PCP iniciou a guerra popular, em 1980, e em 12 anos alcançou o equilíbrio estratégico de forças com o velho Estado.
Hoje, os comunistas do mundo todo estão se reunificando ao redor do marxismo-leninismo-maoismo e de seus aportes de validez universal. Eles consideram as contribuições do pensamento gonzalo como fundamentais para reconstituir partidos comunistas, preparar, iniciar e desenvolver guerras populares, triunfar a revolução, seja democrática ou socialista, no rumo do comunismo.
Atualmente o Presidente Gonzalo se encontra em uma prisão subterrânea na base naval em Callao, no Peru, onde ele está incomunicável há 25 anos.