Moradoras têm contato com o real significado, classista e combativo, do 8 de março. Foto: CSDP DE Pinhais
Em virtude do Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, o Comitê Sanitário de Defesa Popular (CSDP) de Pinhais, no estado do Paraná, realizou um evento celebrativo sobre a participação das mulheres do povo na luta de classes no Brasil e no mundo.
O evento abordou a origem proletária da data, expôs o exemplo de luta de diversas heroínas do povo ao longo da história e discutiu a necessidade de mobilização, politização e organização das mulheres do povo no atual cenário político do país. O evento também contou com a realização de um cine-debate com o documentário “Mulheres no Front” (do cineasta Eduardo Coutinho) e atividades culturais, como a apresentação de canções populares que expressam a luta do povo.
Heroínas do povo têm suas lutas lembradas pelo evento. Foto: CSDP DE Pinhais
As moradoras destacaram a ocultação da história de luta do povo pelo monopólio de mídia, a falta de vacinação e auxílio emergencial para o povo e o peso do fechamento das escolas, principalmente para as mulheres.
Todas as participantes saudaram a existência de espaços de discussão como este, de caráter classista e combativo, em oposição ao modo burguês de comemorar a data. A oferta de creche durante o evento garantiu às moradoras mães uma participação livre de preocupações com o cuidado das crianças.
Filhos de participantes do evento tiveram total atenção em creche popular organizada pelo Comitê. Foto: CSDP DE Pinhais
No encerramento do evento, as mulheres saíram pelas ruas da região lançando palavras de ordem e canções combativas e afixaram a faixa comemorativa em um ponto de grande circulação local.
Diversos moradores tiveram contato a faixa comemorativa à data. Foto : CSDP DE Pinhais