PR: Comitês de Apoio de Maringá e Londrina realizam celebração dos 20 anos de AND

PR: Comitês de Apoio de Maringá e Londrina realizam celebração dos 20 anos de AND

Celebração dos 20 anos de AND ocorre em Maringá. Foto: Banco de Dados AND

Em 24 de setembro, os Comitês de Apoio ao AND de Maringá e Londrina (PR) realizaram uma celebração conjunta em razão dos 20 anos do Jornal A Nova Democracia. A celebração, que contou com a participação de 7 apoiadores, aconteceu na Universidade Estadual de Maringá e teve início com uma atividade cultural.

Celebração dos 20 anos de AND ocorre em Maringá. Foto: Banco de Dados AND

Para a abertura do evento, foi exibido um vídeo elaborado pela Redação acerca dos 20 anos do AND. A primeira exposição versou sobre a importância da imprensa popular e democrática no país, seguida da apresentação de algumas coberturas históricas que o AND realizou em seus 20 anos de existência. Foram mencionadas as Guerras Populares no Peru, Índia, Turquia e Filipinas, as manifestações de 2013 e 2014, a Chacina de Pau d’Arco em 2017, a intervenção militar no RJ em 2018 e o cerco ao acampamento Tiago Campin dos Santos em 2021.

Em seguida, foram rendidas homenagens aos companheiros Zé Maria e Chumbinho, fundadores e edificadores históricos do Jornal A Nova Democracia. Ao som de “presentes na luta!”, a história dos companheiros foi relembrada e saudada. Uma homenagem também foi prestada ao Editor Chefe Fausto Arruda, atualmente licenciado, por meio da exibição de vídeo elaborado também pela redação de AND.

Como não poderia deixar de ser, o evento contou ainda com uma exposição acerca da situação política do país, apresentando uma síntese dos principais acontecimentos políticos desde 2002 e culminando no momento atual, de farsa eleitoral em meio ao golpe militar contrarrevolucionário preventivo. 

Celebração dos 20 anos de AND ocorre em Maringá. Foto: Banco de Dados AND

Em suas intervenções, todos os apoiadores saudaram efusivamente o Jornal A Nova Democracia e seus 20 anos de existência, manifestando concordância com a linha, com a análise de situação política e demonstrando ânimo para participarem das brigadas do jornal. 

Uma apoiadora expôs em sua intervenção que conhecer mais sobre a história do AND e sobre as coberturas exclusivas que o jornal já realizou a fez perceber a real importância da imprensa popular e democrática na propaganda das lutas justas do povo. Ao fim, manifestou ainda sua vontade de adquirir uma camiseta do AND. Outra apoiadora ficou impactada com as imagens das Guerras Populares e dos registros da presença da LCP no acampamento Jane Julia quando da retomada da Fazenda Santa Lúcia em Pau d’Arco, ressaltando a importância do AND para retratar as vitórias camponesas na luta pela terra país afora. Outra apoiadora presente, professora na UNESPAR e na UEL, saudou o evento e revelou que frequentemente compra edições do jornal para distribuir aos seus alunos.

Celebração dos 20 anos de AND ocorre em Maringá. Foto: Banco de Dados AND

A celebração foi encerrada com mais atividades culturais, com a apresentação de músicas do Zé Bentão (“Bandeira da Revolução” e “Levanta o Povo”), Canto Geral (Santa Elina é dos Camponeses) e Quillapayun (O Povo). As letras foram distribuídas para os presentes, que acompanharam e cantaram também. 

Celebração dos 20 anos de AND ocorre em Maringá. Foto: Banco de Dados AND

O evento contou ainda com uma banquinha para venda de edições e livros que despertaram o interesse de todos os presentes – no total, foram arrecadados R$295,00. Foram vendidas 18 edições novas do AND e, por incentivo dos responsáveis pelos comitês, os apoiadores levaram cotas, comprometendo-se a repassar para seus contatos. Além disso, o Comitê de Apoio de Maringá também editou um livreto com o Editorial “Salvar a democracia ou salgar carne podre?”, que foi distribuído aos apoiadores, e encaminhou uma brigada de venda da edição 249. 

Celebração dos 20 anos de AND ocorre em Maringá. Foto: Banco de Dados AND

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: