Cerca de 600 pessoas foram despejadas da ocupação urbana Vila Monte União, na cidade de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba, no dia 11 de setembro. A ação covarde foi promovida pela Polícia Militar (PM) do Paraná após a expedição do despejo no domingo (10/09).
Segundo o Movimento Popular por Moradia (MPM), o terreno de mais de 700 mil metros quadrados estava há mais de dez anos abandonado e antes supostamente pertencia a um latifundiário ligado a Aníbal Khury, destacada figura política do estado do Paraná, falecido em 1999.
A ocupação faz parte de uma série de ocupações urbanas realizadas nos últimos meses na região da Grande Curitiba, como forma de resistência às condições de miséria, desemprego e marginalização crescentes. A esta ocupação soma-se a Ocupação 29 de Março e, mais recentemente, a ocupação Nova Esperança, na cidade de Campo Magro, que já abriga mais de 1.200 famílias, entre outras.
O Comitê de Apoio ao AND da região de Curitiba visitou a ocupação dois dias após seu início, distribuindo edições antigas e denunciando para a população os responsáveis pela profunda crise pela qual atravessa o país, destacando a necessidade da organização popular em torno da conquista e defesa dos direitos fundamentais da população como é o direito à moradia.
Famílias se organizavam em tendas, com material adquirido de doações. Foto: Comitê de Apoio – Curitiba/PR
Moradoras da ocupação fazem gesto de luta. Foto: Comitê de Apoio – Curitiba/PR