O Centro Acadêmico Alexandre Vannucchi Leme (CAAVL), do curso de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) criou um grupo de estudos em homenagem ao padre herói do povo brasileiro Alípio de Freitas.
Em documento postado através de redes sociais, os estudantes apontam a necessidade de retomar um pouco de quem foi Alípio de Freitas e a sua importância para a história do povo brasileiro.
Segue trecho do documento produzido pelos estudantes:
“(…) O Grupo de Estudos Alípio de Freitas – GEAF vem por intenção de desenvolver estudos de atualidade e política, tendo por base principalmente o próprio jornal democrata a qual Alípio de Freitas compunha o Conselho Editorial em vida. O Grupo de Estudos, carrega o nome do padre ordenado em 1952 Alípio de Freitas, que nasceu em Portugal, mas no Maranhão foi onde com fé e força, tornou-se conhecido por sua grande firmeza!
Padre, professor de história na Universidade São Luís, membro do Conselho Editorial do Jornal A Nova Democracia e mais importante, grande revolucionário que na década de 60, junto com Francisco Julião Arruda de Paula, constituíram as Ligas Camponesas!
Durante o golpe Militar-Fascista, passou a atuar pelo povo na Clandestinidade e durante a década de 1970 foi preso pelos militares e passou quase 10 anos sob prisão, resistindo às mais brutais torturas, mas mantendo sempre a firmeza de sua força ideológica, desse modo derrotando seus algozes.
Compreendendo a visão humanista que a Pontifícia Universidade Católica do Paraná e o histórico curso de filosofia carregam, cabe a justiça homenagear este que foi por sua vida, um exemplo de força e fé! Com grande alegria e satisfação, o CAAVL, vem apresentar o Grupo de Estudos, com um saudoso grito!
COMPANHEIRO ALÍPIO DE FREITAS! PRESENTE NA LUTA!”
Estudantes de filosofia da PUC/PR criam grupo de estudo homenageando Alípio de Freitas. Foto: Banco de Dados AND