Republicamos, aqui, texto de autoria de Nelson Bortolin, da Rede Lume de Jornalistas, sobre um protesto realizado pelas mães vítimas de violência policial em Londrina (PR), no dia 30 de novembro.
O Movimento “Justiça por Almas – Mães de Luto em Luta” realizou mais um protesto contra mortes de jovens pela polícia em Londrina. Foi na noite desta quarta-feira (30), na Praça do Conjunto Maria Cecília (zona norte).
Familiares dos falecidos e demais integrantes do coletivo distribuíram panfletos para a população e realizaram uma roda de conversa no local. Veja no vídeo:
Levantamento feito pela Rede Lume de Jornalistas a partir de números do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) mostra que a cidade é recordista em letalidade policial no Estado. No período de cinco anos, entre 2017 e 2021, 178 pessoas foram mortas por forças de segurança na cidade.
O Gaeco ainda não divulgou dados sobre 2022. Mas segundo a própria PM, em reportagem exibida pela RICTV, foram mortas 52 pessoas durante ações policiais em Londrina de janeiro a novembro. Até agora, trata-se do segundo ano de maior letalidade policial desde 2017.
A Lume faz jornalismo independente em Londrina e precisa do seu apoio. Curta, compartilhe nosso conteúdo e, quando sobrar uma graninha, fortaleça nossa caminhada pelo PIX. A chave é o CNPJ 31.330.750/0001-55.
Imagem de destaque: Fernanda Silva