PR: Familiares de mortos pela polícia fazem protesto no Maria Cecília

Somente neste ano, pelo menos 52 pessoas foram mortas pela Polícia Militar na cidade

PR: Familiares de mortos pela polícia fazem protesto no Maria Cecília

Somente neste ano, pelo menos 52 pessoas foram mortas pela Polícia Militar na cidade

Republicamos, aqui, texto de autoria de Nelson Bortolin, da Rede Lume de Jornalistas, sobre um protesto realizado pelas mães vítimas de violência policial em Londrina (PR), no dia 30 de novembro.


O Movimento “Justiça por Almas – Mães de Luto em Luta” realizou mais um protesto contra mortes de jovens pela polícia em Londrina. Foi na noite desta quarta-feira (30), na Praça do Conjunto Maria Cecília (zona norte).

Familiares dos falecidos e demais integrantes do coletivo distribuíram panfletos para a população e realizaram uma roda de conversa no local. Veja no vídeo:

Levantamento feito pela Rede Lume de Jornalistas a partir de números do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) mostra que a cidade é recordista em letalidade policial no Estado. No período de cinco anos, entre 2017 e 2021, 178 pessoas foram mortas por forças de segurança na cidade.

O Gaeco ainda não divulgou dados sobre 2022. Mas segundo a própria PM, em reportagem exibida pela RICTV, foram mortas 52 pessoas durante ações policiais em Londrina de janeiro a novembro. Até agora, trata-se do segundo ano de maior letalidade policial desde 2017.

A Lume faz jornalismo independente em Londrina e precisa do seu apoio. Curta, compartilhe nosso conteúdo e, quando sobrar uma graninha, fortaleça nossa caminhada pelo PIX. A chave é o CNPJ 31.330.750/0001-55.

Imagem de destaque: Fernanda Silva

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: