PR: Grupo de Teatro Popular apresenta peça em Pinhais

PR: Grupo de Teatro Popular apresenta peça em Pinhais

Grupo de Teatro Popular do Comitê Sanitário de Defesa Popular de Pinhais. Foto: Banco de dados AND.

No dia 13 de agosto, um grupo de teatro popular conformado por oito jovens de 12 a 13 anos apresentou uma adaptação da peça “A estória do Formiguinho ou Deus ajuda os bão” na sede do Comitê Sanitário de Defesa Popular de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O Grupo vem se reunindo semanalmente para ensaiar a peça desde Abril de 2022, como parte de algumas iniciativas do Comitê Sanitário para promover a cultura popular na região.

A peça, escrita para o Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE) em 1962, narra a história de um morador de favela do Rio de Janeiro impedido de construir uma porta em sua casa por conta da burocracia e das leis do velho Estado brasileiro, e que sai em busca de autorização para construí-la, conversando com “doutores”, governadores, coronéis e até com o presidente dos EUA para entender porquê a população não tem nem direito de construir o básico para viver. O Formiguinho, personagem principal, conclui que somente a organização coletiva do povo pode conquistar o que é seu por direito.

Grupo de Teatro Popular do Comitê Sanitário de Defesa Popular de Pinhais. Foto: Banco de dados AND.

Uma das frentes de trabalho do CSDP – Pinhais é a promoção da cultura, do lazer e da educação, entendendo que estes são direitos do povo constantemente negados pelo velho Estado brasileiro, das mais diferentes formas. No bairro de atuação do CSDP, todos os projetos culturais existentes são de iniciativa de moradores da comunidade, como capoeira, artes marciais, atividades esportivas e etc, ao qual soma-se agora o Grupo de Teatro.

Os jovens componentes do grupo se entregaram com muito ânimo à iniciativa, sendo nítida a evolução de todos os participantes, que no começo tinham muita dificuldade em soletrar e ler a peça em voz alta durante os ensaios, mas que na apresentação incorporaram seus papéis com uma boa interpretação.

Grupo de Teatro Popular do Comitê Sanitário de Defesa Popular de Pinhais. Foto: Banco de dados AND.

Comitê Sanitário também promove Cinema Popular

O Cinema Popular é outra forma que o Comitê encontrou para atender a reivindicação de moradores por mais espaços culturais e de lazer. Nos meses de maio a junho foram realizadas três sessões de Cinema Popular seguidas de debates, em que se discutiram temas como semifeudalidade, relações de trabalho no nosso país, luta de classes, entre outros. Os filmes assistidos foram os nacionais “Os sete prisioneiros” (2021) e “Que horas ela volta?” (2015), sendo também realizada uma sessão infantil com filmes dessa faixa etária.

Cinema Popular do Comitê Sanitário de Defesa Popular de Pinhais. Foto: Banco de dados AND.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: