Com informações de mst.org
O Assentamento Santa Maria, em Paranacity (PR), foi alvo de grande incêndio no dia 29 de julho, relata nota publicada no site do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ele é alvo de incêndios criminosos desde o dia 24 de julho e já teve cerca de 30 hectares de preservação ambiental permanente e de produção destruídos pelo fogo.
“Esse é o segundo ano consecutivo que o assentamento sofre com incêndios criminosos. Ano passado a reserva legal foi atacada, com pontos de incêndios, iniciados em diversos locais diferentes e de forma simultânea. ”, denunciou o MST. A polícia afirma não terencontrado responsáveis.
O assentamento, localizado na região noroeste do Paraná, produz leite, iogurte, açúcar mascavo e melados orgânicos, entretanto, os ataques criminosos prejudicaram consideravelmente a produção do assentamento. “Nossa horta, que é um exemplo de produção orgânica, foi queimada. Toda a nossa produção é inclusive orgânica; não utilizamos a queima. Com isso a gente calcula um prejuízo que é de mais de R$ 500 mil. Isso compromete ainda a safra do ano que vem.”, afirma um dirigente camponês.
O assentamento comemora, neste ano, 25 anos de vitoriosa luta pela terra e conquista do assentamento.