Manifestantes tomam as ruas de Curitiba em protesto em defesa da Amazônia. Agosto de 2019. Foto: CWB Resiste
Cerca de 4 mil pessoas reuniram-se na praça 19 de dezembro, no centro de Curitiba, e saíram em ato pelas ruas da cidade como parte das manifestações nacionais realizadas no 23 de agosto em defesa da Amazônia e contra a política ambiental pró-latifúndio do governo de Bolsonaro e dos generais.
Organizado por coletivos universitários, o evento “SOS Amazônia” teve concentração às 17h30 e reuniu estudantes secundaristas, universitários, professores, trabalhadores de diversas categorias e povos indígenas Guarani, Kaingang e Xetá. Os indígenas realizaram apresentações culturais e intervenções denunciando o terror e o expansionismo promovido pelo latifúndio e empresas exploradoras da Amazônia, que promove o genocídio dos povos originários.
Cartazes e faixas de protesto foram erguidos na manifestação. Agosto de 2019. Foto: Comitê de Apoio ao AND – Curitiba
Dentre os inúmeros cartazes e faixas criticando as queimadas na Amazônia, muitos expressavam a indignação da população com a política latifundista de Bolsonaro, dos generais e do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Os manifestantes também denunciaram a sanha imperialista de apropriar-se das riquezas da Amazônia e entoaram palavras de ordem como: Fogo, fogo, fogo nos fascistas, fora Bolsonaro e sua corja imperialista! e 1, 2, 3, 4, 5, mil, ou param as queimadas ou paramos o Brasil!.
Foto: Comitê de Apoio ao AND – Curitiba
Foto: Comitê de Apoio ao AND – Curitiba
Foto: Comitê de Apoio ao AND – Curitiba