Moradores de Mandaguari e Marialva, interior do Paraná, realizaram um protesto na sexta-feira (11) contra o fechamento da estrada Terra Roxa, pela Rodovias Integradas do Paraná S/A (Viapar). A estrada é utilizada pelos moradores da região como um acesso alternativo, permitindo assim que não precisem pagar a tarifa do pedágio toda vez que necessitam se deslocar.
A Viapar, amparada em decisão judicial, tentou cercar a estrada no meio da madrugada, o que gerou revolta nos moradores, que se reuniram e não só impediram a construção do bloqueio, como também decidiram abrir as cancelas do pedágio para todos e parar o trânsito em protesto contra tal situação.
Em entrevista, um morador disse ser insustentável ter que pagar pedágio todos os dias para poder ir trabalhar ou mesmo se deslocar para qualquer lugar.
Estrada Terra Roxa é conquista histórica dos moradores de Marialva e Mandaguari
Em 2017, quando a tarifa do pedágio já estava em R$ 8,20, moradores de Mandaguari se uniram e criaram o movimento Tarifa Zero, que buscava isentar os moradores da região de pagar o pedágio ao utilizarem da BR-376, principal via de acesso à região. Tal iniciativa teve início quando a Viapar negou livre acesso à estrada para um agricultor local.
À época, a concessionária chegou a tentar fechar acessos à estrada Terra Roxa, instalado barreiras metálicas. Em resposta, moradores se organizaram e, com maquinários, fizeram a reabertura da mesma.
Com o desenvolvimento da luta, a Viapar entrou com um processo judicial contra algumas lideranças do movimento. Tal decisão gerou enorme revolta nos moradores da região, que se organizaram e fizeram uma manifestação na Praça do Pedágio com três mil pessoas. Tal manifestação forçou a concessionária a conversar com o movimento e, desde então, esteve acordado o livre acesso à estrada Terra Roxa pelos moradores e o desconto de 80% na tarifa para os mesmos quando da utilização da BR.
Todavia, a situação mudou em março deste ano, quando a Viapar conseguiu uma liminar de justiça para fechar a estrada Terra Roxa, gerando nova resistência por parte dos moradores.