Nos dias 15, 16 e 17 de agosto (quinta, sexta e sábado), a Livraria Vertov (R. Visc. do Rio Branco, 835. Curitiba) estará realizando a 1° mostra Mothlight intitulada Cinema Palestino: arquivo vivo.
Entre os filmes exibidos no primeiro dia estão Jerusalem, Flower of all Cities, um curta de Ali Siam sob a cinematografia de Hani Jawharieh, um dos fundadores do cinema palestino; Scenes From The Occupation in Gaza, um filme raro e um dos primeiros curtas produzidos após a ocupação de 67 de Gaza; e They Do Not Exist, que abrange as condições nos campos de refugiados do Líbano, os efeitos dos bombardeamentos israelitas e a vida dos guerrilheiros nos campos de treino.
Na sexta, há destaque para o longa-documental The Red Army/PFLP: Declaration Of World War, um filme-noticiário que retrata as atividades cotidianas dos guerrilheiros árabes como uma narrativa cinematográfica sobre a revolução mundial; Película urgente por Palestina, que o autor, Alberte Pagán, descreve como sendo “o oposto da descrição de um combate, é uma luta”; e o longa Sobre a violência (Concerning Violence): nove cenas sobre a autodefesa anti-imperialista.
Fechando a mostra, no sábado, serão exibidos curtas como Mahdi Amel em Gaza: sobre o modo de produção colonial; Gaza Deixada no Escuro, que retrata o isolamento social e midiático produzido pelas constantes quedas de luz na região; e o longa Kings and Extras, uma road-trip em que cineastas tentam recuperar filmagens perdidas produzidas pela divisão midiática da Organização para a Libertação da Palestina, perdidos na invasão de Beirut em 1982, e acabam contando uma nova história.