A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão relacionados a crimes eleitorais que teriam sido cometidos por quatro vereadores eleitos em Paranaguá, entre eles Fábio dos Santos, presidente da Câmara Municipal. Mais de 50 pessoas estão sendo investigadas, segundo a PF. A ação ocorreu no dia 24 de outubro.
Dos investigados, Fábio dos Santos (PSDB) e Renan Britto (PP) foram reeleitos nas últimas eleições municipais. Os outros dois são Bruno Gomes Miguel Renosto (PP), conhecido como Bruno do Idamir, e Marilis Rocha Da Silva (Agir), com nome de campanha Mari Leite, eleitos pela primeira vez. Waldir Turchetti da Costa Leite, ex-vereador casado com Marilis, também está sob investigação.
A Lei 9.504/97, que trata da compra de votos, caracteriza como crime qualquer forma de recompensa ou promessa pessoal feita a um eleitor com o intuito de compra de voto. Pesquisas, realizadas pelo Ibope e Inac apontam que uma grande parcela dos brasileiros já teve o voto comprado ou conhece alguém que teve. Os números variam de 41% a 52%. A ordinariedade da prática revela a situação de crise no sistema eleitoral brasileiro.