RJ: Ex-vereadores acusados de terem ligações com grupos paramilitares são nomeados para secretarias na prefeitura de Belford Roxo

Novos secretários tiverem candidaturas indeferidas nas últimas eleições por integrarem grupos acusados de série de homicídios na Baixada Fluminense.
Luiz Eduardo Santos de Araújo e Fábio Augusto de Oliveira Brasil, o Fabinho Varandão — Foto: Reprodução

RJ: Ex-vereadores acusados de terem ligações com grupos paramilitares são nomeados para secretarias na prefeitura de Belford Roxo

Novos secretários tiverem candidaturas indeferidas nas últimas eleições por integrarem grupos acusados de série de homicídios na Baixada Fluminense.

O atual Prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella (União Brasil), nomeou para duas secretarias do município dois ex-vereadores acusados de terem envolvimento com grupos paramilitares de extrema-direita, além da ameaça de moradores e exploração de serviços clandestinos.

Fabinho Varandão (MDB) e Eduardo Araújo (PL), tiveram as suas candidaturas à reeleição para o cargo de vereador indeferidas pelo TRE nas últimas eleições municipais por conta das suspeitas de envolvimento de ambos com paramilitares atuantes na região. Mesmo assim assumiram respectivamente duas secretarias no município de Belford Roxo ao serem nomeados pelo atual Prefeito Márcio Canella (União Brasil), eleito nas últimas eleições municipais. Varandão assumiu a pasta de Esportes, já Araújo a pasta de Indústria e Comércio. O Ministério Público do Rio disse que vai investigar as nomeações.

Fábio Augusto de Oliveira Brasil, conhecido como Fabinho Varandão, é réu por porte ilegal de armas e por extorsão, e chegou a ser preso em 2018. Ele é acusado de chefiar um grupo paramilitar que ameaçava moradores, e explorava serviço clandestino de internet em bairros de Belford Roxo.

Já Eduardo Araújo foi condenado a 8 anos de prisão por integrar um grupo paramilitar que, segundo a decisão judicial que o condenou, é responsável por uma série de homicídios na Baixada Fluminense.

A presença de pessoas suspeitas de integrar os grupos paramilitares da Baixada Fluminense na prefeitura de Belford Roxo não é uma exclusividade de Canella. O antecessor, Waguinho (Republicanos), bem como sua família possuem um amplo número de acusações pelo seu envolvimento com os paramilitares.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: