Comitê de apoio ao AND – BH
Na tarde da última sexta-feira (19), o Comitê de apoio ao AND de Belo Horizonte, realizou uma brigada de agitação da edição 203 – 2ª quinzena de Janeiro e 1ª quinzena de Fevereiro de 2018 – na Praça da Estação. A agitação contou com a participação de professores, estudantes, operários e mulheres, que usaram uma caixa de som amplificada e denunciaram as ações desse velho Estado burguês/latifundiário contra o povo.
Os populares que passavam a caminho de casa após um dia exaustivo de trabalho, faziam sinais de aprovação e muitos pediam o jornal de cortesia, porém nessa brigada, o Comitê tirou a proposta de levar apenas o exemplar da edição 203, para realizar uma grande agitação da necessidade do povo apoiar a Imprensa Popular e Democrática, muitos alegaram não estar com dinheiro, mas procuraram saber quando estaríamos de volta ao local, mostrando interesse em adquirir um exemplar.
Após a exitosa brigada, vendemos 15 exemplares, o número é pouco – se vermos pelo lado da venda, mas se olharmos pelo conteúdo da agitação e o forte apoio do povo ao que estava sendo dito, veremos que essa brigada, teve um papel muito importante e exitoso na retomada da realização de nossas brigadas de vendas na região. Parte do costume do povo achar que o jornal era de graça se dá, devido à distribuição de vultosos volumes dos “jornais” do monopólio e oportunismo eleitoreiro como o Metro e Brasil de Fato, “gratuitamente”, ou melhor, que na verdade são produzidos às custas do dinheiro roubado de milhões de trabalhadores, seja através da superexploração promovida pela grande burguesia ou pelos fundos partidários destas siglas que traficam com os direitos do povo. Mas isso foi esclarecido pelos agitadores do AND, que falaram da necessidade da Imprensa Democrática e Popular, bem como também pelo conteúdo, proferido e defendido pelos mesmos.
Como resultado do balanço da brigada, discutimos a necessidade de termos sempre uns exemplares de cortesia para distribuir para os mais interessados e assim, proporcionar para que os mesmos tenham acesso em conheçam também o nosso AND.