Quatro camponeses presos políticos de Rondônia enfrentam hoje, 25 de agosto, nova audiência de processo persecutório

25/08/2023
Campanha pela liberdade dos 4 camponeses presos políticos em RO. Foto: Cebraspo

Ocorre hoje, no dia 25 de agosto, uma nova audiência do processo persecutório contra quatro camponeses presos políticos de Rondônia. A sessão se iniciará às 16h30, horário de Brasília. Os camponeses Estefane, Ricardo, Ezequiel e Luiz Carlos foram presos em 2021 na Área Revolucionária Manoel Ribeiro, no dia 14 de maio de 2021. Eles chegaram a passar sete meses encarcerados no ano de 2021 e foram obrigados a pagar multas, mas hoje respondem em liberdade sob medidas restritivas. A área, dirigida pela Liga dos Camponeses Pobres (LCP), sofria à época um cerco militar desatado pelo latifúndio local e executado pela Polícia Militar. 

Atualmente, os camponeses são acusados da posse de radiotransmissores de uso restrito, mas denunciam que o aparelho foi plantado no momento da detenção, que contou com uma série de agressões por parte dos policiais e inclusive um atropelamento dos camponeses. Ainda no momento da prisão, os policiais destruíram uma câmera da viatura e plantaram, além dos rádios, um revólver e cartuchos de espingarda nos pertences dos quatro camponeses.

A LCP denunciou esse ano que a nova etapa do julgamento se trata da continuação da vingança e repressão contra os camponeses “porque eles participaram do histórico Acampamento Manoel Ribeiro, entre Corumbiara e Chupinguaia, lutando para libertar das garras do latifúndio a última parte da antiga fazenda Santa Elina”. A organização denuncia ainda que todo o processo e as acusações se baseiam unicamente no depoimento dos policiais.

Toda a perseguição contra os quatro camponeses já foi amplamente denunciada pela LCP e por outras organizações democráticas, como o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e a Associação Brasileira de Advogados do Povo Gabriel Pimenta (Abrapo), que conduz a defesa dos camponeses. 

Escute: UM SE DIVIDE EM DOIS #4 – “Acusação contra 4 camponeses de Rondônia é uma farsa para perseguição política” – Entrevista com advogado Marino D’Icarahy
Além disso, a campanha de solidariedade atraiu o apoio de diversos artistas e intelectuais progressistas e democráticas, como o IgorMendes (escritor, professor e ativista político), VladimirSafatle (filósofo e professor da Universidade de São Paulo), padreJúlioLancellotti, domRoquePaloschi, Dr. JoãoTancredo (advogado e fundador do Instituto de Defesa dos Direitos Humanos), Dr. JorgeLuizSoutoMaior (professor da Faculdade de Direito da USP), ArmandoBabaioff (ator e produtor), GeorgetteFadel (roteirista e atriz), SorayaRavenle (atriz e cantora), IsabelTeixeira (atriz e diretora), LetíciaIsnard (atriz), JuliaBernat (atriz), StellaRabello (atriz), ElianaFerreiradeCastela (atriz e poetisa), RubensSantos (ator e comediante), Lorenada Silva (atriz), Isaac Bernat (ator e diretor), Jorge Carlos Amaral de Oliveira (ator e artista plástico), dentre outros.