Relato: Comitê Sanitário do Recife se une às massas

Relato: Comitê Sanitário do Recife se une às massas

Print Friendly, PDF & Email

Nossa pagina no instagram: @comitesanitariopopular


No dia 25 de abril, no bairro da Várzea, trabalhadores e estudantes fundaram o Comitê Sanitário de Defesa Popular do Recife, por iniciativa do Coletivo Mangue Vermelho.

Comitê Sanitário de Defesa Popular realiza atividades em Recife. Abril de 2020.

Este Comitê tem por objetivo organizar a população local para realizar a defesa sanitária contra a pandemia da Covid-19 (novo coronavírus) e contra as consequências econômicas resultantes da crise, além de denunciar o descaso do velho Estado em relação à saúde do povo, dado que este não oferece condições econômicas adequadas para o isolamento social que se faz necessário e nem faz os aportes financeiros necessários à preparação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Após a reunião, os ativistas, tomando as devidas precauções sanitárias, embalaram o jornal A Nova Democracia junto ao panfleto que esclarece a situação da crise e da pandemia e logo em seguida fizeram a distribuição do material nas comunidades do entorno como ato de fundação.

Comitê Sanitário de Defesa Popular realiza atividades em Recife. Maio de 2020.

No dia seguinte, os ativistas estiveram na comunidade da Portelinha, no bairro do Ipsep, onde ajudaram vários moradores a resolverem pendências de cadastramento para a recepção do “auxílio emergencial”. Muitos moradores da comunidades não possuem acesso à internet, não possuem computador em casa e também demonstraram dificuldade para operar as plataformas digitais de solicitação e acompanhamento do auxílio. Na ocasião, também foi realizada entrega de jornais e panfletos para esclarecimento político da comunidade.

Comitê Sanitário de Defesa Popular realiza atividades em Recife, e divulga o jornal A Nova Democracia. Maio de 2020.

Uma estrutura completa foi montada para atender a comunidade, com notebooks, celulares, equipamentos de proteção, álcool em gel etc., atendendo a vários moradores. Foi realizada também uma conversa com os moradores para entender os problemas mais latentes do local como a falta de saneamento básico. O comitê prosseguirá com suas ações na comunidade e em outras localidades combatendo a pandemia com organização popular.

Comitê Sanitário de Defesa Popular ajuda moradores a resolver problemas de acesso ao auxílio emergencial em Recife. Maio de 2020.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: