Repressão sionista deixa três mortos e mais de 200 feridos na fronteira de Gaza

Repressão sionista deixa três mortos e mais de 200 feridos na fronteira de Gaza

No último dia 10 de agosto, milhares de palestinos se reuniram em massivos protestos em direção às tropas fronteiriças do Estado de Israel, ao leste de Gaza. A ação foi uma resposta aos ataques aéreos contínuos que Israel havia feito por vários dias consecutivos, causando morte de civis, destruindo a infraestrutura mais básica para sobrevivência dos habitantes locais e um famoso centro cultural.

As Forças de “Defesa” de Israel (IDF) abriram fogo contra a massa palestina com drones, caças e carros blindados. Entre os mortos do lado palestino estão um jovem paramédico de 22 anos e um homem de 55. Uma terceira baixa ocorreu um dia depois, em decorrência dos ferimentos. As estimativas de feridos chegam a 242.

A juventude combatente palestina também interviu nos protestos incendiando pneus, derrubando drones e atirando pedras e artefatos explosivos contra os invasores; a Resistência Nacional, sob a bandeira do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), também realizou ações de resposta aos ataques israelenses lançando ao menos 180 foguetes, dias antes.

As atuais movimentações palestinas ainda fazem parte da Grande Marcha do Retorno, que denuncia anualmente a ocupação israelense, iniciada em 30 de março.


Bandeira palestina é agitada pelos manifestantes na fronteira de Gaza, no dia 10


Abdullah Alqatati, mais um jovem paramédico palestino assassinado por Israel

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: