‘Aqui jaz o Sintep’: Acordo de sindicato com governo é denunciado por professores da Paraíba

Sindicato firmou acordo aceitando 50% do aumento exigido pelos professores.
Professores rechaçaram acordo de sindicato pelego. Foto: Reprodução

‘Aqui jaz o Sintep’: Acordo de sindicato com governo é denunciado por professores da Paraíba

Sindicato firmou acordo aceitando 50% do aumento exigido pelos professores.

No último final de semana, professores da rede estadual da Paraíba protestaram contra o acordo feito pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB) com o governo estadual. Os professores fecharam parte de uma via com uma faixa e realizaram um enterro simbólico do Sintep-PB. No acordo, o sindicato exige dos professores 50% do valor de aumento salarial por 4 meses.

PB: Paraíba tem 502 obras federais paralisadas – A Nova Democracia
Mais de 50% das obras interrompidas são nos setores de saúde e educação.
anovademocracia.com.br

Os professores denunciaram que, no final de fevereiro, o governador João Azevedo fixou em R$ 3.009 o vencimento dos professores, coordenadores e assessores pedagógicos que prestam serviços ao governo do estado, começando a partir de março. Porém, o Sintep-PB firmou um acordo exigindo dos trabalhadores da educação 50% desse aumento durante quatro meses, além de 70% do valor referente a um possível precatório que esses prestadores têm para receber.

Professores protestam contra acordo espúrio do Sintep com governo do Estado. Vídeo: Reprodução

Segundo os manifestantes, o secretário da educação, Wilson Santiago Filho, chegou a publicar nas redes sociais que só receberiam o aumento os profissionais que assinassem o acordo.

Revoltados, os professores afirmaram que “visto que o sindicato não atua nas escolas, não tem diálogo com os professores e não busca desconstruir as relações de poder que amedrontam a classe de professores, que perdem a voz com medo de perder o emprego, hoje, enterramos o Sintep”.

Calendário 2025 – Liga dos Camponeses Pobres (LCP)
Como forma de apoio à luta pela terra em nosso país, temos a alegria de fornecer calendários 2025 temáticos produzidos pela Liga dos Camponeses Pobres (LCP)….
lojadoand.com.br
Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: