Revoltas populares contra abandono em todo o país

Revoltas populares contra abandono em todo o país

Print Friendly, PDF & Email

Cortes de energia elétrica, alagamentos e falta de água foram apenas alguns dos problemas que moradores de diversas regiões do Brasil precisaram enfrentar logo nos primeiros dias do ano. A recorrência dessas situações de ausência de estrutura e descaso dos mais variados governos resultou em manifestações populares como forma de exigir seus direitos às “autoridades”.

Em Salvador, Bahia, moradores do bairro Lobato atearam fogo em entulhos e outros objetos na avenida Suburbana, bloqueando a passagem de veículos no dia 10 de janeiro. Os manifestantes reclamavam dos constantes alagamentos no bairro, em especial na avenida Dois Irmãos, uma das principais do bairro. “A Conder está fazendo uma rede de esgoto, e aí colocou máquinas aqui na rua e começou a cavar o buraco. Só que eles largaram a obra e foram embora, então os resíduos fecharam a boca do esgoto e a rua está toda inundada.”, explicou um morador.

No Norte Fluminense, em Campos dos Goytacazes, um ônibus foi incendiado durante um protesto de moradores no dia 7. Cerca de 50 manifestantes participaram do ato protestando contra a falta de ônibus e de serviços, como saneamento básico, no local.

O protesto ocorreu por volta das 8h45 na BR-356, na altura da localidade de Três Vendas. Os moradores também montaram uma barricada com objetos e pneus e atearam fogo, bloqueando os dois sentidos da rodovia por cerca de duas horas.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: