RJ: Artistas protestam contra cancelamento de apresentações culturais

RJ: Artistas protestam contra cancelamento de apresentações culturais

Artistas e ativistas realizaram uma manifestação e ocuparam na noite de 06 de outubro o Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho, conhecido como Castelinho do Flamengo, localizado na zona sul do Rio. O protesto foi motivado pelo cancelamento da peça teatral e exposição fotográfica que seriam realizados no local. 

A mobilização dos artistas ocorre na mesma semana em que o gerente municipal Marcelo Crivella vetou uma exposição no Museu de Arte do Rio. 

Atores da peça e produtores da mostra fotográfica denunciaram o caráter político da suspensão dos eventos. 

Em sua página da internet, o coletivo FLSH, que integra a mostra fotográfica “Curto Circuito”, afirmou: 

“Fomos comunicados, hoje, às vésperas de abertura do evento, de que o local, ‘Castelinho do Flamengo’, está fechado por tempo indeterminado, devido a problemas elétricos. Vários dos nossos integrantes estão, neste momento, no espaço, e as luzes acesas indicam que tudo está funcionando” 

Também em entrevista à EBC, Hugo, um dos atores da peça, denunciou o caso e relatou que até o momento da manifestação a prefeitura não havia indicado um novo espaço para a realização do evento.

Em nota publicada após a manifestação a Secretaria de Cultura declarou que “a programação no Castelinho do Flamengo foi adiada tão somente devido a problemas nas instalações elétricas. O conserto está em andamento e, caso realizado em tempo hábil, a programação será retomada no próprio espaço”

As apresentações culturais que contém cenas de nudez e abordam o tema da sexualidade ainda não têm data prevista para exibição.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: