RJ: Cidade de Deus protesta contra operações terroristas da PM de Witzel

RJ: Cidade de Deus protesta contra operações terroristas da PM de Witzel

Print Friendly, PDF & Email

No dia 22 de agosto, moradores da Cidade de Deus (CDD), na Zona Oeste do Rio, tomaram as ruas da favela protestando e denunciando a violência discriminada promovida pela Polícia Militar (PM) de Wilson Witzel e suas operações criminosas. O protesto se concentrou na rua Edgard Werneck, próximo a um Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) da região. 

Barricada erguida em protesto de moradores na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio de Janeiro, contra operação realizada pela Polícia Militar. Agosto de 2019. Imagem: Portal R7

Os moradores, jovens e trabalhadores, ergueram uma barricada e puseram fogo. As ruas em volta da DPO ficaram obstruídas enquanto durou o protesto. A PM prendeu um dos manifestantes.

A CDD recentemente tem sido vítima de constantes operações de guerra e terroristas das forças policiais. Na semana do protesto, os militares jogaram até um artefato explosivo de dentro de um helicóptero durante uma operação. No Rio de Janeiro as forças policiais e militares já mataram mais 880 pessoas só nesse primeiro semestre de 2019. 

Leia mais: Polícia lança artefato explosivo contra a Cidade de Deus

A propósito, a CDD é alvo preferencial do governador Witzel, que declarou, em junho desse ano: “Se fosse com a autorização da ONU, em outros lugares do mundo, nós teríamos autorização para mandar um míssil naquele local e explodir aquelas pessoas”.

Moradores protestam em rua da Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio de Janeiro, contra operação realizada pela Polícia Militar. Agosto de 2019. Imagem: Portal R7

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: