RJ: Com salários e 13º atrasados, rodoviários vão as ruas protestar contra empresa

RJ: Com salários e 13º atrasados, rodoviários vão as ruas protestar contra empresa

Print Friendly, PDF & Email

Motoristas, cobradores, fiscais e funcionários da administração da viação Acari, em Cascadura, zona norte do Rio de Janeiro, fizeram uma paralisação dos serviços na manhã do dia 16 de janeiro. Os trabalhadores exigem o pagamento de dois meses de salários atrasados e também o 13° salário.

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores do Rio de Janeiro (Sintraturbrio), José Carlos sacramento, a situação já se arrasta há alguns meses, culminando agora com a paralisação dos cerca de 600 profissionais da categoria. 

Salários estão sendo parcelado em até quatro vezes, reclamam trabalhadores da viação.

A viação Acari, que atua atua nos consórcios Internorte e Transcarioca, é responsável pelas linhas 254 (Madureira X Candelária), 607 (Cascadura X Rio Comprido), 457 (Abolição X Copacabana), 456 (Norte Shopping X Copacabana), 650 (Marechal Hermes X Engenho Novo), 667 (Madureira X Méier), 686 (Fazenda da Bica X Madureira) e 277 (Rocha Miranda X Candelária).

Com salário atrasado e exercendo duas funções como motorista e cobrador, os trabalhadores dos ônibus estão em perigo de vida, pois, apesar de os regulamentos exigirem que o motorista só coloque o ônibus em movimento depois de dar o troco, por exemplo, não ocorre realmente isto, pois o motorista tem que cumprir o horário de percurso imposto pela empresa de ônibus. Nos pontos de ônibus estratégicos há fiscais que monitoram a chegada dos ônibus no horário exigido.

A dupla função opera em favor de agravos à saúde dos motoristas de ônibus e enriquecimento nefasto das concessionárias de transportes público favorecidas com a tutela do velho Estado. A medida sancionada dia 7 de fevereiro de 2019, que proíbe dupla função de motorista de ônibus, até agora ficou apenas no papel. 

Foto: Reprodução

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: