Será realizado o debate sobre a intervenção militar no Rio de Janeiro, hoje 21/02, às 18:00 na RAV 94, 9º andar da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Estará compondo a mesa do debate o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo).
A intervenção militar foi decretada sob o falacioso discurso de “guerra ao crime”, cujos porta-vozes são as “autoridades” da “segurança pública”. No entanto, segundo análise de AND, a finalidade da Intervenção Militar é escalar mais uma etapa da guerra civil reacionária contra o povo. Já fazem parte dessa guerra civil reacionária as diversas incursões policiais já realizadas nas favelas cariocas e suas sucessivas ondas de abusos contra a população e genocídio da juventude pobre e negra. Essas ações de guerra expressam isso.
— O alvo dos órgãos de segurança é agora a vida dos pobres em geral. Favelas e periferias são verdadeiros campos de concentração em que seus moradores são submetidos a incursões policiais sem nenhum limite, dos seus objetos aos seus corpos – denuncia Vera Malaguti.
Intervenção Militar realizada em favela carioca