RJ: Estudantes protestam contra os cortes de verbas na Educação

Faixa convoca estudantes à luta em defesa da Educação. Foto: Banco de Dados AND

RJ: Estudantes protestam contra os cortes de verbas na Educação

No dia 10 de agosto, centenas de estudantes protestaram  no centro do Rio de Janeiro contra o recente corte de verbas realizado pelo governo de Luiz Inácio. O corte foi de R$ 332 milhões do orçamento do ensino básico e do ensino superior, comprometendo seriamente o pagamento de bolsas, projetos de alfabetização, além da manutenção dos espaços de diversas instituições de ensino.

O protesto foi iniciado às 15 horas na Igreja da Candelária, ponto central do centro carioca. Durante o dia, a manifestação percorreu vias importantes da cidade, como a Avenida Rio Branco, e terminou na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). 

Manifestação bloqueou importantes vias do centro carioca. Foto: Banco de Dados AND

Estiveram presentes na manifestação organizações como a Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia (ExNEPE), o Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) e centros acadêmicos como o Centro Acadêmico de Filosofia da Universidade Federal Fluminense e o Diretório Acadêmico de Sociologia da mesma universidade. Os estudantes combativos entoaram palavras de ordem como Para barrar a precarização, greve geral de ocupação! e É greve, é greve, de ocupação! Nem sucateamento, nem privatização!.

O Comitê de Apoio – RJ esteve presente na manifestação em defesa da luta dos estudantes e vendendo exemplares da edição n° 252 de AND. Os estudantes e trabalhadores que estavam próximos ao protesto receberam os brigadistas do jornal com entusiasmo e dezenas de jornais foram vendidos.

Brigadistas estiveram presentes e venderam edições a estudantes e trabalhadores. Foto: Banco de Dados AND
Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: