Fotos: Ellan Lustosa/AND
Na tarde da última quinta-feira (19/10), estudantes, professores e funcionários de universidades públicas, com o apoio de movimentos populares se concentraram na Concha Acústica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e realizaram uma grande manifestação em defesa da educação pública. O ato marcou o lançamento da Frente Nacional em Defesa das Instituições Públicas de Ensino Superior.
Inúmeras entidades, sindicatos e organizações tomaram a palavra no microfone denunciando os ataques das gerências de Pezão e Temer. Segundo os manifestantes, o campus Maracanã da Uerj foi escolhido como local da manifestação devido à situação crítica que a universidade atravessa, como o AND vem denunciando nas últimas edições impressas.
Também fez uma fala uma representante do Ocupa Bandejão, movimento dos estudantes da Uerj que começou em 26/09 e que, com organização e combatividade, colocou o Restaurante Universitário para funcionar de forma independente.
Quando a manifestação saiu pela Avenida Radial Oeste, sentido São Cristóvão, a Polícia Militar lançou bombas contra a juventude e os trabalhadores.