RJ: Estudantes realizam mutirão de limpeza na Uerj

RJ: Estudantes realizam mutirão de limpeza na Uerj

Print Friendly, PDF & Email

No segundo dia de ocupação do bandejão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), 27/09, foi realizado um mutirão de limpeza. A ocupação do espaço visa ser um campo de luta política em defesa da universidade, local de atividades culturais e de alimentação da comunidade universitária.

Os estudantes afirmam que é importante ocupar o Restaurante Universitário, visto que a Uerj em especial e tantas outras universidades brasileiras vêm passando por um processo de sucateamento e sendo alvo de um projeto de privatização que está em curso.

A ocupação já vêm recebendo doações e os universitários destacam que se doem mais materiais de limpeza, alimentos não perecíveis, higiene pessoal, roupa de cama, colchonetes, e ou doações em dinheiro.

Os estudantes denunciaram ao Jornal A Nova Democracia que foram encontrados no restaurante baratas, ratos e muita sujeira.

Segue abaixo a nota emitida pelo Movimento Estudantil a respeito da ocupação do bandejão:

BANDEJÃO DA UERJ OCUPADO!

Na noite da última terça-feira, 26 de setembro, estudantes da Uerj ocuparam o bandejão contra os graves ataques que a universidade vem sofrendo pelo velho Estado burguês-latifundiário, a nível estadual com Pezão(PMDB) e a nível federal com Temer(PMDB).

Esta importante iniciativa se deu após quase um mês de volta as aulas,após o fim da greve conjunta de estudantes, técnicos e professores. A greve se encerrou com as promessas do governo bandido de Pezão e logo a situação da universidade se mostrou tão ruim quanto antes: bolsas e salários atrasados, bandejão criminosamente fechado e um calendário acadêmico de 90 dias (quando o normal é de 120).

Frente a paralisia do DCE-UNE (PT/Pecedobê), os estudantes independentes e combativos conseguiram mobilizar em cada curso. Rompendo com a camisa de força imposta pelos representantes do MEC dentro do movimento estudantil, a ocupação se deu de forma independente destes inimigos dos estudantes.

A ocupação do bandejão é uma importante iniciativa de defesa dos direitos dos estudantes que, principalmente na Uerj, mas também por todo o país estão sofrendo com a atual ofensiva privatista e sua lógica de precarizar para privatizar. Aponta, portanto, um caminho radicalizado e combativo para todo movimento de defesa do ensino público gratuito e a serviço do povo por todo país!

VIVA A OCUPAÇÃO DO BANDEJÃO DA UERJ!

ABAIXO A PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO SUPERIOR!

ABAIXO A UNE, INIMIGA DOS ESTUDANTES!

REBELAR-SE É JUSTO!

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: