RJ: Intervenção militar incrementa ataques contra Vila Kennedy

RJ: Intervenção militar incrementa ataques contra Vila Kennedy

Print Friendly, PDF & Email

A prefeitura do Rio de Janeiro destruiu vários quiosques de moradores na Vila Kennedy, no dia 10 de março, com a proteção das tropas do Exército. Os quiosques tentavam a legalização há anos junto à prefeitura, que nunca atendeu suas demandas. Muitas das famílias viviam exclusivamente daqueles pequenos comércios.

O vídeo abaixo mostra o exato momento em que um trator da prefeitura do Rio atropela um dos quiosques destruídos, observado pela comerciante que trabalhava no local, aos prantos, acolhida por amigos e familiares.

Desde o anúncio da intervenção militar no Rio de Janeiro, a Vila Kennedy vem sofrendo com ações diárias das tropas do Exército. Ao mesmo tempo, os antigos problemas enfrentados por moradores se agravaram, como a precarização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), as quedas constantes de luz e a falta de saneamento básico.

A paralisação da UPA da Vila Kennedy nos últimos dias acontece porque o prefeito Marcelo Crivella não pagou os servidores da saúde como prometido e segue sucateando as unidades do município com cortes nos orçamentos da saúde que comprometem o funcionamento das UPAs e das clínicas da família. O mesmo prefeito disse que não sabia da operação que demoliu vários quiosques na Vila Kennedy e se faz de desavisado sempre que questionado sobre as ações antipovo de seu gerenciamento.

Enquanto isso, as tropas das Forças Armadas, principalmente o Exército, declararam que sabiam da operação, mas que não se responsabilizaria por ela. No entanto, a mesma só foi possível, com toda a truculência da prefeitura, graças à opressão exercida pela presença de mais de mil militares.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: