RJ: Manifestação na Cinelândia reuniu 500 pessoas em defesa da Palestina

Cerca de 500 pessoas concentraram-se na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, em um vigoroso protesto em apoio ao povo palestino e contra o massacre perpetrado pelas forças sionistas do Estado de Israel contra a Faixa de Gaza.
Manifestação defendeu a luta do povo palestino por libertação. Foto: Banco de Dados AND

RJ: Manifestação na Cinelândia reuniu 500 pessoas em defesa da Palestina

Cerca de 500 pessoas concentraram-se na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, em um vigoroso protesto em apoio ao povo palestino e contra o massacre perpetrado pelas forças sionistas do Estado de Israel contra a Faixa de Gaza.

Cerca de 500 pessoas concentraram-se na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, em um vigoroso protesto em apoio ao povo palestino e contra o massacre perpetrado pelas forças sionistas do Estado de Israel contra a Faixa de Gaza. A manifestação teve início às 17h e contou com a participação de entidades classistas e democráticas, além de grande número de massas que foram mostrar seu apoio à Resistência Nacional Palestina. Nem a grande quantidade de policiais nos arredores conseguiu conter o espírito de luta dos manifestantes

Durante a manifestação, diversas intervenções denunciaram os crimes de Israel e o papel do Estado sionista de Israel como agente do imperialismo ianque no Oriente Médio. Os manifestantes ressaltaram ainda a importância do internacionalismo proletário e da solidariedade entre os povos oprimidos. 

Vinculando algumas similaridades sofridas pelo povo palestino e pelo povo brasileiro, algumas falas denunciaram ainda reacionária intervenção federal no complexo da Maré, que faz parte da guerra reacionária contra o povo no Brasil. As denúncias destacaram ainda que muitos dos armamentos usados nessas operações são comprados de Israel. Membros da comunidade palestina no Brasil também interviram conclamando a todos a continuarem ocupando as ruas em defesa do povo palestino.

No meio da manifestação, a juventude combatente demonstrou seu escárnio pelo sionismo e pelo imperialismo ianque queimando as bandeiras de Israel e dos Estados Unidos enquanto eram entoadas palavras de ordem como Fora Israel das terras palestinas, e fora ianques da América Latina! e A luta palestina por libertação, é parte integrante da revolução!. A ação foi recebida com grande entusiasmo por todos presentes no ato, que se reuniram ao redor das bandeiras em chamas para expressar seu ódio a esses símbolos de opressão e exploração dos povos. Após a queima, manifestantes pisotearam em cima das bandeiras que ardiam no chão. 

Ao final do ato foram feitas falas convocando todos a permanecerem na luta, a intensificarem as ações de solidariedade ao povo palestino e indicando a necessidade de radicalizá-las. Esse, que é o segundo ato em solidariedade a Palestina feito no Rio de Janeiro desde o dia 07/10 demonstra uma tendência crescente na mobilização em defesa desse povo.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: