Foto: Enchente atingiu duramente o povo em Jacarepaguá – Banco de Dados AND
Moradores da Comunidade de Rio das Pedras, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, bairro de Jacarepaguá, realizaram protestos em 07/02 na principal via de acesso, a Avenida Engenheiro Souza Filho. A população bloqueou a avenida com barricadas, impedindo o trânsito de ônibus e veículos por mais de 4 horas. A manifestação iniciou-se às 19h horas e 30 minutos indo até a madrugada. Segundo trabalhadores da região, o protesto foi em defesa do retorno da luz, em denúncia da precariedade dos serviços públicos e exigência de melhores condições de vida.
Na noite anterior ao protesto, 06/02, uma chuva torrencial atingiu o estado do Rio de Janeiro, trazendo enormes prejuízos para o povo, sobretudo de Rio das Pedras. Segundo entrevista de um jovem morador que não deseja ser identificado, diversos prejuízos foram provocados pela chuva.
— O lado de cá da região esteve mais de 12 horas sem luz, trabalhadores quase perderam seus alimentos parados na geladeira, sem energia. Na enchente muitas pessoas perderam guarda-roupa e geladeira, que conquistaram com tanto suor — narrou.
A comunidade de Rio das Pedras já foi alvo de um projeto de verticalização em 2017, já cancelado, encabeçado pelo prefeito Marcelo Crivella em parceria com grandes empresários, que visavam valorizar a região com empreendimentos imobiliários de alto padrão e consequente expulsão dos moradores locais.
Crivella teve interesse em entregar a comunidade para empresários, entretanto, não demonstra o mesmo para urbanizar a região, de modo a evitar futuras enchentes, criar áreas de lazer e oferecer bons serviços nas clínicas públicas da região.