Moradores do Jacarezinho protestam exigindo melhorias prometidas durante o programa ‘Cidade Integrada’. Foto: Reprodução TV Globo
Moradores da favela do Jacarezinho realizaram um protesto no dia 14 de junho para cobrar do governador Cláudio Castro as melhorias prometidas por ele com o programa “Cidade Integrada”. Os moradores fecharam uma das faixas da avenida Dom Hélder Câmara e fizeram uma passeata levando faixas e cartazes.
O protesto foi feito por membros de algumas das cerca de 1,4 mil famílias que desde 2010 lutam para obterem moradia digna. Naquela época, os moradores foram despejados de seus barracos a mando do ex-governador Sérgio Cabral, que lhes prometeu a entrega de novas casas através do programa Minha Casa, Minha Vida. Contudo, até hoje as famílias lutam pelo direito à moradia.
Assim como seu antecessor Cabral, Cláudio Castro, lançou em janeiro deste ano o programa “Cidade Integrada” que novamente despejou cerca de 800 famílias residentes do Jacarezinho e prometeu entregar-lhes novas moradias, através de uma promessa de investimento de R$ 122 milhões. O programa também previa obras de infraestrutura na comunidade. Contudo, até o momento nenhuma casa ou obra foi entregue.
“Vieram pedir para a gente sair da casa que a gente iria ter o aluguel social. Rapidinho nós saímos e estamos ganhando o aluguel. Mas, até hoje a casa nada. Tem mais de dez anos, né?”, disse a empregada doméstica Sonia Maria dos Santos, moradora do Jacarezinho.
Desde o dia 19 de janeiro, a favela do Jacarezinho está ocupada por forças policiais, como parte do projeto Cidade Integrada, uma das principais bandeiras do governador reacionário Cláudio Castro (PL) que buscará sua reeleição no próximo pleito eleitoral. Desde o início do programa dezenas de residências de moradores já foram invadidas e saqueadas pelos militares, moradores também estão sendo alvos de despejos e humilhações, com constantes revistas e xingamentos. Os policiais também estão promovendo execuções sumárias de moradores considerados pelos mesmos como “suspeitos”. Em maio de 2021, a favela do Jacarezinho foi palco da maior chacina da história do Rio de Janeiro, quando 27 pessoas foram assassinadas durante uma operação da Polícia Civil na comunidade.