Moradores da comunidade Grão Pará, localizada no município de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, realizaram um combativo protesto na última sexta-feira (7/2), em resposta a uma operação da Polícia Militar realizada no mesmo dia na comunidade.
A Operação de Guerra realizada na comunidade Grão Pará, pelo 20º Batalhão de Polícia Militar (Mesquita), contou com o operativo de sempre, incluindo uso de veículos blindados, popularmente conhecidos como caveirões. Por conta da ação, a Clínica da Família Dom Bosco, localizada em Nova Iguaçu, teve que paralisar suas atividades.
Em resposta à operação policial, moradores da comunidade realizaram um combativo protesto, erguendo e incendiando barricadas e pneus. Houve tentativa de repressão por parte da Polícia Militar, que tentou agredir moradores que participavam do protesto. Um ônibus e dois veículos também foram incendiados na região, dentre eles, um pertencente à concessionária Light.
O monopólio de imprensa esteve presente no protesto, noticiando-o de maneira a tentar criminalizar as massas em luta, taxando as famílias que participavam do protesto como “criminosos”.