RJ: Nova operação do Bope aterroriza moradores da CDD

RJ: Nova operação do Bope aterroriza moradores da CDD

Print Friendly, PDF & Email

No início da manhã do dia 9 de julho, centenas de policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e do Grupamento Aeromarítimo (GAM) iniciaram uma operação com o apoio de tropas do Exército na Cidade de Deus. Todas as escolas da rede pública que funcionam na região ficaram fechadas por conta dos tiroteios que começaram às 5 horas da manhã, principalmente nas localizadas conhecidas como Treze e Quinze. Ainda não há notícias sobre mortos e feridos.

Pelas redes sociais, moradores relataram que tiros estavam sendo disparados do helicóptero da Polícia Militar e de veículos blindados utilizados na operação. Além disso, casas teriam sido arrombadas e moradores agredidos por policiais.

A Cidade de Deus tem sido uma das favelas mais assoladas por constantes operações da polícia e do Exército após o início da intervenção militar que tem incrementado a matança de pobres no Rio de Janeiro. Em maio, ao menos seis pessoas foram mortas em uma ação para vingar o assassinato de um policial civil nas proximidades.

“Mais uma operação em que o saldo são dezenas de escolas sem aula, trabalhadores chegando atrasados no trabalho. Melhor deixar como estava, quando a gente tinha paz, antes do exército ficar 24 horas aqui dentro.”, comentou um morador pela página Jacarepaguá Notícias RJ.

 

Imagem ilustrativa (de Marcio Alves); policiais do Bope na CDD, julho de 2017

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: