Nas primeiras horas do dia 9 de dezembro, segunda feira, moradores do Complexo da Maré ficaram em completo estado de alerta em decorrência de uma operação policial em horário de grande circulação de moradores.
Uma moradora, Alessa Brasil Vitorino, de 30 anos, foi alvejada e morta no confronto. Alessa trabalhava como contadora em uma empresa.
A operação teve como objetivo declarado combater roubo de carros, entretanto há relatos de invasão de casas e execuções sumárias de pessoas.
“Entrou um cara na minha casa, logo em seguida entrou dois polícias e mataram ele aqui, na minha frente e do meu esposo o corpo está aqui, não sei o que fazer diante disso, o corpo está aqui desde umas 6 horas.” Relatou uma moradora nas redes sociais.
Vídeos que circulam pelas redes sociais, mostram helicópteros blindados da polícia dando rasantes em locais com enorme circulação de moradores, demonstrando o total desprezo pela preservação da vida humana nas regiões de favela, conduta que, como já é de amplo conhecimento, não se repete nos bairros nobres.
O saldo oficial da operação foi de três mortos, 13 detidos e toda a zona norte afetada pelas interdições na Avenida Brasil. Essa é a 42° operação policial na região da Maré no ano, ao todo já são 37 dias sem aulas na região e na última segunda feira 42 escolas que ficaram sem funcionar, segundo o Instituto Redes Maré.