Polícia volta a aterrorizar a Cidade de Deus. Imagem: Reprodução/G1
No dia 25 de janeiro, operações militares foram realizadas pela Polícia Militar em diversos pontos do Rio de Janeiro dando prosseguimento à política reacionária do governador Wilson Witzel de guerra contra o povo das favelas e contra a juventude preta e pobre, sob o pretexto de “combate ao tráfico”.
Na Cidade de Deus, zona oeste da cidade – favela que há meses sofre com incursões policiais e de paramilitares -, uma pessoa morreu e duas ficaram feridas na comunidade conhecida como Karatê. Imagens do monopólio de imprensa mostraram moradores tentando se abrigar para fugir da linha de fogo provocada entre policiais do 18° Batalhão da PM (Jacarepaguá). Também na zona oeste, o 14° Batalhão da PM (Bangu) realizou uma operação na Vila Kennedy.
Operações em outras favelas
Na zona norte, o Batalhão de Choque, Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Batalhão de Ações com Cães (BAC) e Aeromóvel, desde às 6h da manhã, realizaram operações na Vila do João e no Parque Esperança, ambas no complexo de favelas da Maré. Na Baixada Fluminense também houve operação. Policiais do 39° Batalhão da PM (Belford Roxo) adentraram na favela Parque São Leopoldo por volta das 6h40. Na cidade de Duque de Caxias, as forças de repressão, representadas pelo 15° Batalhão da PM, invadiram o Jardim Gramacho.