Panfletos foram distribuídos aos estudantes no intuito de mostrar-lhes as absurdas condições as que foram realizada o exame. Foto: Comitê de Apoio de Niterói.
No dia 25/01, estudantes independentes realizaram uma panfletagem contra a aplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na porta da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus do Gragoatá, em Niterói. A panfletagem começou por volta de 12h, com os estudantes distribuindo um material feito pela Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia que fundamenta a posição de repudiar a realização da prova na atual situação de crise sanitária.
Atendendo ao chamado dos estudantes combativos de se oporem a realização criminosa deste Enem, os estudantes distribuíram cerca de 50 panfletos assim como conversaram com os jovens sobre mais esse ataque aos estudantes.
Estudantes distribuíram panfletos contra a realização do ENEM. Foto: Comitê de Apoio de Niterói
A reação das pessoas quando os ativistas disseram ser contra a realização do Enem era de interesse. Vários estudantes passaram o contato para os ativistas, os jovens estavam dispostos a participar das lutas pela educação pública de qualidade e a serviço do povo. O que indica que é notório o repúdio dos estudantes de todo Brasil quando se trata do Enem 2020 (realizado nos últimos dois finais de semana), posto que ele é aplicado em meio a uma pandemia que impediu os estudantes de terem seu direito ao estudo garantido.
Estudantes foram obrigados a fazer exame em meio ao aumento nos casos de Covid-19 em todo o país. Foto: Comitê de Apoio de Niterói.
O comitê de Apoio do Jornal A Nova Democracia também estava presente e distribuiu cerca de 20 jornais de antigas edições para demonstrar solidariedade à luta dos estudantes por seus direitos.
Foto: Comitê de Apoio de Niterói