RJ: PMs promovem blitze ilegais e prejudicam trabalhadores, denunciam motociclistas

RJ: PMs promovem blitze ilegais e prejudicam trabalhadores, denunciam motociclistas

PMs apreendem motocicletas durante blitz no Rio de Janeiro. Foto: Banco de Dados AND.

Motociclistas enviaram denúncias à redação de AND sobre a perseguição que vem sofrendo por parte da Polícia Militar (PM) que rotineiramente paralisa o trânsito já caótico do Rio de Janeiro, para fazerem blitze conforme a sua vontade.

Os alvos de parada preferidos dos PMs são os motociclistas que no instante que são parados já são maltratados com palavras como “encosta vagabundo”. Mesmo aqueles que estejam trabalhando ou mesmo indo ou voltando do trabalho são incomodados pelos agentes de repressão.

Segundo as denúncias, as blitze acontecem com frequência na zona norte da cidade. Na maioria das vezes, flagrantes são forjados e os trabalhadores são instados pelos agentes a pagar suborno para não terem os seus veículos apreendidos.

Durante os protestos de entregadores e motoristas de aplicativo contra o aumento do preço do combustível, no dia 9 de março, os trabalhadores relataram aos jornalistas de AND que o ato também era contra a violência e truculência da PM e da Guarda Municipal com a categoria.

Em um relato enviado à nossa redação por um motoboy, o trabalhador denuncia: “Só visam motos e geralmente agem com truculência. Com a gasolina a quase 7 reais, ainda temos que ficar expostos aos desmandos desses que seriam para proteger e servir ao povo, que é extorquido a todo momento como se não fosse suficiente os impostos abusivos que nos são empurrados. Somente um levante da população, de repente, poderia mudar esse cenário de horrores e impunidade”, relatou o trabalhador.

Motocicletas são rebocadas após blitz no Rio. Foto: Banco de Dados AND.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: