Dezenas de famílias famintas confiscam carregamento de arroz abandonado em rodovia
Dezenas de famílias confiscaram um carregamento de arroz abandonado na rodovia após um acidente, em Niterói, no dia 16 de julho. A justa ação das famílias, em situação de agravada pobreza e abandono, ocorreu na BR-101, entre Niterói e São Gonçalo.
Dezenas de moradores das proximidades foram até a avenida para pegar os sacos caídos após o acidente. A polícia tentou reprimir as massas, que levavam a carga abandonada. O próprio responsável pelo carregamento, contrariando a repressão policial covarde, autorizou a população a levar a carga.
Os confiscos de alimentos (chamados de “saques”) têm acontecido com cada vez mais frequência, mostrando como a crise econômica do capitalismo burocrático, agravada pela crise sanitária da Covid-19, tem submetido o povo a condições cada vez mais indignas de vida.
Recentemente o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) revelando que mais da metade da população brasileira com idade para trabalhar está desempregada (50,5%). Numa situação de agravada privação dos direitos básicos como à alimentação, os confiscos são um meio encontrado pelas classes populares de amenizar a carestia.