RJ: Professores em greve realizam protesto durante congresso sindical

Faixa condena governo de Cláudio Castro, no RJ. Foto: Banco de Dados AND

RJ: Professores em greve realizam protesto durante congresso sindical

Professores em greve da rede estadual de educação do Rio de Janeiro (RJ) realizaram uma massiva manifestação no dia 26 de maio, durante o segundo dia do XVI Congresso do SIndicato Estadual dos Professores da Educação – Rio de Janeiro (Sepe-RJ). Os professores exigiram o cumprimento das exigências da greve, como o pagamento do piso nacional e a revogação do Novo Ensino Médio (NEM).

Durante o protesto, centenas de professores e apoiadores tomaram as ruas do bairro Cidade Nova em direção à sede da prefeitura do Rio de Janeiro. No trajeto, os professores fecharam também  as duas vias da Av. Presidente Vargas, principal via do centro. Uma faixa erguida na manifestação com a assinatura da Unidade Vermelha – Liga da Juventude Revolucionária (UV-LJR) estampava a consigna Fora Cláudio Castro: Rouba professor e assassina a juventude!.

Policiais militares usaram spray de pimenta para reprimir o protesto, mas foram incapazes de dispersar a massa de professores em luta. Sem se intimidar, os trabalhadores e apoiadores mantiveram o bloqueio até o final da manifestação. 

O XVI Congresso do Sepe-RJ ocorreu entre os dias 25/05 e 27/05 e concentrou mais de 1,5 mil delegados de diversas partes do estado, eleitos pelas comunidades escolares. O evento foi marcado por duras críticas ao governo reacionário de Cláudio Castro, que tem negado o pagamento do piso nacional do magistério aos professores do Rio de Janeiro. Nas sessões de votação, os professores decidiram por alterações estatutárias e decidiram sobre os próximos passos da luta.

O Comitê de Apoio ao AND – RJ esteve presente nos três dias de congresso, divulgando a imprensa popular e democrática, vendendo edições de AND e realizando uma banquinha de livros.

Banquinha realizada durante congresso sindical. Foto: Banco de Dados AND
Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: