A Câmara de Vereadores da Cidade de São Gonçalo aprovou a criação de verba indenizatória para os 27 vereadores do município, o valor máximo será de R$ 13 mil mensais por vereador. A resolução foi publicada na quinta-feira (20/03) no Diário Oficial.
Segundo a Resolução 017/2025, os vereadores poderão utilizar essa verba para cobrir despesas com hospedagem, serviços postais, transporte, telefonia móvel, divulgação das atividades parlamentares e participação em eventos.
A controladoria da cidade será encarregada de fiscalizar os gastos, porém, segundo a própria resolução, eles só fiscalizarão a regularidade fiscal e contábil da documentação apresentada, cabendo aos próprios parlamentares a responsabilidade exclusiva de garantir que os gastos estejam de acordo com a legislação estabelecida.
A Resolução 017/2025 mostra o quanto os políticos do Velho Estado se beneficiam de sua posição para aprovar a cada dia mais regalias. Enquanto isso, as massas da cidade continuam sofrendo com o governo do reacionário Capitão Nelson, como os profissionais da educação das escolas municipais da cidade, atualmente em greve pela incorporação do Piso Nacional do magistério e dos funcionários, do pagamento do 13° salário referente à dobra e pela climatização das escolas. A greve continua apesar da recente decisão reacionária do Tribunal de Justiça que criminalizou o movimento.