RO: Bicentenário do nascimento de Karl Marx e o Centenário da Reforma de Córdoba

RO: Bicentenário do nascimento de Karl Marx e o Centenário da Reforma de Córdoba

Print Friendly, PDF & Email

A II Jornada do HISTEDBR-RO acontecerá entre os dias 10 e 12 de outubro de 2018, na cidade de Porto Velho, Rondônia.

O evento será sediado na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e tem como tema “Bicentenário do nascimento de Karl Marx e o Centenário da Reforma de Córdoba”

“Este ano o proletariado e todos os explorados e oprimidos do mundo celebram os 200 anos do nascimento do grande Karl Marx reconhecido como o grande chefe do proletariado internacional. Afrontando todo o tipo de dificuldades, em meio à luta cerrada contra as diversas doutrinas do socialismo pequeno-burguês e não-proletário, Karl Marx e Friedrich Engels deram à luz a ciência do proletariado. O marxismo afirmou a necessidade da organização do proletariado para transformação da sociedade. A partir de então uma consigna começou a correr o mundo: Proletários de todos os países, uni-vos! Voou sem ter asas e retumbou firme e forte em todos os continentes, em todos os lugares onde impera a exploração e a opressão aos trabalhadores.

(…)

Portanto, a II Jornada do HISTEDBR-RO, reafirmando a atualidade do pensamento de Marx tem como tema o Bicentenário do nascimento de Karl Marx e o Centenário da Reforma de Córdoba. A Jornada será realizada de 10 a 12 de outubro deste ano e buscará discutir as contribuições de Marx e os aportes de autores que se inspiraram em sua obra teórica na construção de uma educação comprometida com as mudanças sociais que tem como perspectiva a superação do modo de produção capitalista. É o momento também para discutirmos o cenário macabro de privatização da Educação Pública em todos os níveis e que representam um retrocesso das poucas conquistas que possibilitaram ao povo o acesso à gratuidade e avanços democráticos nas Instituições Educacionais. Porém, mais do que discutir é preciso organizar um amplo processo de resistência de trabalhadores e estudantes para garantir uma Educação que sirva ao povo com o objetivo de formar o novo homem e a nova mulher, instrumentalizados pela ciência do proletariado. Resistir é preciso!”

Para informações sobre inscrições e submissões de trabalho, acesse: http://www.jornadahistedbr.unir.br/homepage

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: