RO: Camponeses denunciam repressão em reunião

RO: Camponeses denunciam repressão em reunião

No dia 9 de agosto a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rondônia convocou e dirigiu uma reunião no Centro Político Administrativo (CPA) sob o nome Mesa de negociação permanente de ocupações urbanas e rurais – grupos envolvidos em conflito sócio-ambientais e agrários, em Porto Velho, para tratar das questões referentes à luta no campo no estado de Rondônia.

Participaram da reunião representantes do governo estadual, tais como Terra Legal, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Secretaria de Segurança Pública, Corregedoria da Polícia Militar, o Ministério Público estadual, a Defensoria Pública de Guajará-Mirim e OAB.

Além destes, participaram a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e camponeses de Nova Dimensão, distrito do município de Nova Mamoré. Eles reiteraram as inúmeras denúncias que os camponeses realizam constantemente sobre a repressão policial.

Os camponeses apresentaram vários documentos, fotos e vídeos de ações policiais em acampamentos revelando a sistemática violência com que a luta pela terra é tratada. A Liga dos Camponeses Pobres (LCP) participou da reunião por meio de representantes da Associação Brasileira de Advogados do Povo (Abrapo).

Os camponeses de Nova Dimensão, recentemente, foram alvos de um ataque. Dois camponeses foram mortos e um PM também morreu após uma suposta abordagem policial. Os policiais, em depoimento após o ocorrido, entraram em contradição sobre o que teriam ido fazer na região, crescendo a suspeita de se tratar de mais uma ação de repressão à luta pela terra encomendada pelo latifúndio.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: