RO: Centros Acadêmicos da UNIR defendem as Ciências Humanas

RO: Centros Acadêmicos da UNIR defendem as Ciências Humanas

Print Friendly, PDF & Email

Foto: Comitê de Apoio ao AND – Porto Velho

Os centros acadêmicos de Filosofia (CAFA) e de Ciências Sociais (CACS) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realizaram um debate no dia 30 de abril sobre a situação das Ciências Humanas no Espaço Urucum (campus BR-364).

Nesta semana, o governo Bolsonaro – tutelado pelo Alto Comando das Forças Armadas -, através do reacionário ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou corte de 30% em recursos de universidades federais (UFBA, UFF e UnB), numa retaliação a manifestações contra o governo realizadas nessas instituições. E, agora, o MEC estendeu o corte para todas as universidades, o que demonstra claramente um ataque à autonomia universitária e uma declaração de guerra da ofensiva contrarrevolucionária às universidades. 

Antes disso, o governo já havia declarado a possibilidade de usar recursos das áreas de Ciências Humanas para outras áreas que consideram mais importantes, revelando o caráter anticientífico do atual gerenciamento no Planalto. Diversas entidades e associações da educação repudiaram as declarações do governo e organizaram manifestações de estudantes e professores por todo o país.

Na Unir, o Comitê de Apoio ao AND participou da atividade e distribuiu edições antigas do jornal. Além disso, também usou o microfone pra expressar seu repúdio e convocar os estudantes, professores e toda a comunidade acadêmica para engrossar a luta em defesa da universidade e da educação pública com o objetivo de derrotar o governo de Bolsonaro.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: