Indígenas protestam para exigir a apuração e punição dos culpados pelo assassinado de Ari Uru-Eu-Wau-Wau. Foto: Reprodução
O dito “Dia do índio” foi mais uma vez marcado como dia de resistência dos povos indígenas que lutam pelo direito a terra, a vida e a autodeterminação.
No 19 de abril de 2021, em Porto Velho, além de um conjunto de atividades virtuais organizadas por indígenas e organizações defensoras dos povos originários, ocorreu um protesto para exigir a apuração e punição dos culpados pelo assassinado de Ari Uru-Eu-Wau-Wau, que foi encontrado morto no dia 18 de abril de 2020, na linha 625 de Tarilândia, distrito de Jaru, Rondônia. Passado um ano, a polícia local não deu qualquer resposta das investigações e os povos indígenas exigem a federalização do caso.
Ari Uru-Eu-Wau-Wau, assassinado no dia 18 de abril de 2020, em Tarilândia, distrito de Jaru em Rondônia. Foto: Reprodução
Ari, atuava na defesa do território de seu povo, denunciando extração ilegal de madeira e atuava na parte da vigilância. Morto em 17 de abril, seu corpo foi encontrado apenas no dia seguinte com uma série de lesões. Os parentes divulgaram um vídeo denúncia nas redes sociais e outras organizações denunciaram por meio de outdoors uma campanha chamando a atenção para o caso ainda não solucionado. O protesto, organizado pelos jovens indígenas da etnia Jupaú (Uru-Eu-Wau-Wau), ocorreu na manhã do dia 19, em frente ao prédio da Justiça Federal na capital de Rondônia.