Ocorreu, no dia 20 de novembro, as eleições para a Diretoria Executiva do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Rondônia (Unir). A eleição foi vencida pela Chapa 2, ‘Resistir é preciso!’, formada por estudantes do campo independente dos distintos campi da universidade.
Concorriam neste pleito uma chapa pró-privatização que, de boca, se dizia apartidária, mas tinha como principal coordenador um aprendiz de parlamentar vinculado e filiado ao PSDB (partido do atual prefeito da capital de Rondônia). A atual gestão concorria com os mesmos discursos pós-modernos e enganadores de “todxs”, “popular”, mas escondidos atrás da mais ampla defesa do PT e da continuação do movimento estudantil pelego da UNE, que serve muito bem a manutenção do status quo.
A chapa 2, ‘Resistir é preciso’, se posicionou por lutar implacavelmente contra a retirada de direitos promovida pelo fascista Jair Bolsonaro e em defesa com unhas e dentes da universidade, bem como se colocou na linha de frente contra a implementação do ‘Future-se’, programa do MEC que visa a participação de empresas privadas na gestão das instituições de ensino superior.
Por mais de 200 votos de diferença para a segunda colocada, a chapa 2 venceu em mais da metade das urnas mesmo com a boca de urna e a “santa aliança” entre as duas chapas concorrentes, que fizeram de tudo, inclusive espalhando boatos acusatórios.
A posse está marcada para o dia 29 de novembro em sessão do Conselho dos Centros Acadêmicos. Desde 2015, o DCE/Unir estava nas mãos dos oportunistas do Levante/PT juntamente com outros reacionários conhecidos. Porém, dessa vez, não poderão mais usar a entidade de luta dos estudantes como palco para politiqueiros de toda laia.
Com o DCE sob gestão de estudantes independentes e combativos espera-se um novo momento de salto e de luta dos estudantes da Unir reconhecidamente dispostos a enfrentar as mais longas e duras batalhas pela educação, como já fizeram num passado não tão distante.
Saudamos os estudantes da Unir em luta e desejamos uma ótima gestão!
Cartaz da chapa independente dos estudantes da Unir